Bio.
DAVID MURRAY QUARTET
04 Outubro, 21h30
David Murray – saxofone tenor, clarinete baixo
Marta Sanchez – piano
Luke Stewart – contrabaixo
Russell Carter – bateria
O saxofonista tenor David Murray nasceu em 1955 em Oakland, Califórnia. O gigante do jazz moderno funde todos os grandes sons da música negra: sons gospel, free jazz, afro-caribenhos, blues, soul, além dos belos standards do jazz clássico. O timbre vibrante de Murray, a entoação inigualável, o sentido de swing, os tons melancólicos, o poder de improvisação e o engenho fazem dele uma das vozes mais importantes da música atual.
Desde que chegou a New York em 1975, David Murray consolidou-se como um dos mais proeminentes saxofonistas e líderes do jazz. Lançou mais de 200 álbuns sob seu próprio nome, trabalhando com Max Roach, Randy Weston, Pharoah Sanders, McCoy Tyner, Taj Mahal, Mal Waldron, Jerry Garcia, Cassandra Wilson, Jason Moran, Omara Portuando, Saul Williams, Vijay Iyer e Gregory Porter, para citar apenas alguns. Foi também membro fundador do inovador World Saxophone Quartet.
Murray é um notável compositor e arranjador, responsável por melodias e harmonias memoráveis. A sua abordagem à improvisação é imediatamente reconhecível. Mesmo nos seus voos mais livres, ele reconhece a importância de uma tradição que honra, combinando todas as suas influências: gospel, jazz, free jazz, rhythm’n’blues, R&B. O grande Cecil Taylor comparou-o aos seus maiores antecessores, que possuíam sons característicos: “Você encosta o ouvido à porta e sabe que é o David!”
O novo quarteto de David Murray começou em janeiro de 2023. Tocando principalmente composições próprias de Murray, a música dá aos três jovens músicos bastante espaço. A combinação da maestria de David Murray – os críticos concordam unanimemente que ele está no auge da carreira – com a infusão dessa poderosa elite da cena jazzística de Nova York é uma força a ser reconhecida. A ferocidade de Marta Sanchez ao piano, a poesia e a destreza de Luke Stewart no baixo e a pulsação imponente de Russel Carter na bateria combinam perfeitamente com o saxofonista líder.
“A lenda do jazz David Murray está de volta com a próxima geração de génios”, escreve o Washington Post sobre o novo quarteto. O primeiro álbum do grupo, “Francesca”, de maio de 2024, foi considerado um dos melhores álbuns de jazz do ano: Downbeat, Jazzwise etc., e alcançou o segundo lugar no New York Times. O segundo álbum “Birdly Serenade” foi lançado em abril de 2025 e tem a participação da cantora Ekep Nkelle.
Fontes: https://davidmurray.xyz/bio; https://en.wikipedia.org/wiki/David_Murray_(saxophonist)