Bio.
ARTEMIS
04 Outubro, 23h30
Renee Rosnes – piano
Ingrid Jensen – trompete
Nicole Gloves – saxofone tenor
Noriko Ueda – contrabaixo
Allison Miller – bateria
ARTEMIS é um supergrupo com uma poderosa voz coletiva que foi inicialmente constituído por Rosnes para uma turné por festivais europeus em 2017. “Escolhi músicos que eu respeitava e com quem queria fazer música”, diz a pianista, “e depois de tocarmos juntas, percebi que tínhamos uma química brilhante. Todas decidimos explorar as possibilidades do que se poderia desenvolver ao longo do tempo, e foi assim que nasceu o ARTEMIS.”
A música é um testemunho da evolução do cenário musical do grupo e apresenta arranjos estelares e composições originais fascinantes, com contribuições de todos os membros. A NPR aclamou a banda como “uma formação ‘matadora’ de músicos vindos de todo o mundo que convergem para este som extremamente cosmopolita, elegante, rítmico e moderno”. Cada membro da banda é um músico, compositora e líder brilhante, e o repertório do grupo reflete o som e o conceito de cada uma. De músicas originais a arranjos alucinantes de material eclético, Artemis apresenta-se com potência, paixão e intensidade altíssima.
Não é à toa que a banda foi reconhecida na votação dos leitores da revista Downbeat em dois anos consecutivos (2023 e 2024) como “Grupo de Jazz do Ano”. A Associação de Jornalistas de Jazz dos Estados Unidos também a considerou o melhor grupo de 2024. Rosnes afirma: “O nosso objetivo é fazer música honesta que toque as pessoas. Inspiramo-nos mutuamente e somos apaixonadas por tocar juntas. Toda essa energia positiva transparece no som e acredito que o público consegue senti-la.”
O grupo destaca-se não apenas por reunir artistas singulares, cada uma famosa pelas suas notáveis carreiras a solo, mas também pela sua formação multigeracional e global. Apesar de sua existência relativamente breve, ARTEMIS foi destaque na Vanity Fair e no Jazz Night in America da NPR, e apresentou-se em alguns dos palcos mais icónicos do país, do Carnegie Hall, ao Kennedy Center for the Performing Arts, do Tisch Center for the Arts ao Newport Jazz Festival.
Batizada em homenagem à deusa grega da caça, a banda multinacional e multigeracional conta com a pianista Renée Rosnes, a trompetista Ingrid Jensen, a saxofonista tenor Nicole Glover, a baixista Noriko Ueda e a baterista Allison Miller. Após assistir a um espectáculo ao vivo do ARTEMIS, o presidente da Blue Note, Don Was, assinou com a banda. O terceiro disco do grupo, “ARBORESQUE”, foi lançado em fevereiro de 2025.
Fontes: Texto enviado pelos músicos