Constituída em 2002, a Orquestra é o projecto de formação da Associação Cultural Angrajazz. Tem direcção musical dos professores Pedro Moreira e Claus Nymark. Com sessões de trabalho e workshops regulares, assume-se como a principal “escola” de formação de músicos de jazz na Região, contribuindo em muito para que se possa considerar o Angrajazz como o mais importante meio de divulgação de jazz nos Açores.
Tocou com grandes músicos portugueses como Paula Oliveira, Mário Laginha, Zé Eduardo, Afonso Pais, Mário Barreiros, Hugo Alves, Luís Cunha, Paulo Gaspar, Ricardo Toscano, Gonçalo Marques, Carlos Azevedo, e Jeffery Davis, mas também com o extraordinário saxofonista espanhol Perico Sambeat. Para além de inúmeros concertos na ilha Terceira já tocou nas ilhas S. Jorge, Graciosa, Faial, S. Miguel e Pico. Fora da Região já tocou nas cidades do Funchal e de Lisboa.
Em 2015 participou no programa de animação cultural “Lisboa na Rua”, integrando o ciclo “A Arte da Big Band – Cinco Orquestras de Jazz”. Em 2016, no 18º Angrajazz, a Orquestra interpretou na íntegra, pela primeira vez em Portugal, The Far East Suite do grande Duke Ellington, tendo como convidados o clarinetista Paulo Gaspar e o saxofonista Ricardo Toscano.
A Orquestra Angrajazz editou dois Cds – “Orquestra Angrajazz com Paula Oliveira” (2006) e “Angrajazz” (2018).
Neste 26° Angrajazz apresentará ao seu público o resultado de mais um ano de formação, e tem a honra de ter como músico convidado João Ribeiro. Com este convidado especial, a Orquestra apresenta um repertório que, para além de outros temas, evoca a passagem pela Ilha Terceira, há exactamente 80 anos, de Frank Sinatra, também conhecido como “A Voz”.
João Ribeiro é um baterista e vocalista da nova geração do Jazz português. Concluiu os seus estudos em 2020 na ESMAE e desde então tem-se tornado um dos músicos mais regulares da cena jazzística lisboeta, tanto na bateria como na voz.
Nos últimos anos tem também somado presenças em vários festivais de jazz em solo nacional, como o Funchal Jazz, Guimarães Jazz e o Festival Porta Jazz, e também em espaços como a Casa da Música no Porto, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flor em Guimarães e o Convento de São Francisco em Coimbra.
Como vocalista, lidera o seu quinteto, com João Moreira, Bruno Santos, Bernardo Moreira, André Sousa Machado.
MEMBROS
Pedro Moreira – saxofone – Direção
Claus Nymark – trombone – Direção
João Ribeiro – voz – bateria
Micaela Matos – saxofone alto
Rui Borba – saxofone alto
Rui Melo – saxofone tenor
Mauro Lourenço – saxofone tenor
José Pedro Pires – saxofone barítono
Paulo Borges – trompete
Márcio Cota – trompete
Guilherme Costa – trompete
Tomás Reis – trompete
Vitor Falcão – trompete
Manuel Almeida – trombone
Nelson Silveira – trombone
Francisco Peixoto – trombone
Miguel Moutinho – trombone
Antonella Barletta – piano
Casimiro Ribeiro – guitarra
Paulo Cunha – contrabaixo
Nuno Pinheiro – bateria